Majorette - Renault Saviem - 1/60 (sem caixa)

Código: SAVIEM Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

Antiga fabricante francesa de caminhões e ônibus pertencente ao grupo Renault, com sede em Suresnes no subúrbio ocidental de Paris, a Société Anonyme de Véhicules Industriels et d'Équipements Mécaniques (Sociedade Anônima de Veículos Industriais e de Equipamentos Mecânicos em tradução livre do francês), comumente chamada pelo acrônimo Saviem, foi fundada em 1955 e durou até 1978 quando foi fundida com a Berliet, sua antiga rival da cidade de Lyon para formar a Renault Véhicules Industriels (Renault Veículos Industriais em tradução livre do francês). A empresa inicialmente tinha várias fábricas para produção de veículos em toda a França (principalmente na área de Paris) que anteriormente pertenciam a outras tantas empresas, principalmente à Chausson, mas logo estabeleceu suas fábricas de montagem de caminhões em Blainville-sur-Orne na Normandia e de ônibus em Annonay no sudoeste do país. A empresa também formou parcerias com outros fabricantes, levando a acordos de compartilhamento de tecnologia. No final de 1946, a Renault abandonou a produção de caminhões pesados ​​devido às suas dificuldades financeiras, e a empresa perdeu a posição de líder de mercado na França que ocupava antes da Segunda Guerra Mundial. No entanto, o rápido desenvolvimento e a concentração da produção nesse setor fizeram com que a Renault buscasse formas de voltar ao mercado. Em 1950, o chefe técnico da Renault, Fernand Picard, elaborou um plano para lançar um número limitado de caminhões e ônibus com um único motor de 105 CV, aproveitando as economias de escala, que não tiveram sucesso. Em 1953, a estratégia foi alterada e a Renault decidiu adquirir fabricantes rivais, começando por Somua e Latil. A empresa Saviem foi formada em outubro de 1955 pela fusão das operações de fabricação de caminhões e ônibus da Renault com Somua e Latil e tanto a família Schneider (proprietários da Somua) quanto a família Blum (proprietários da Latil) tinham participações na nova empresa. Inicialmente, o nome Saviem foi adicionado aos emblemas existentes das três empresas formadoras, mas, a partir de 1957, a Saviem-LRS (LRS significa Latil, Renault e Somua) apareceu como nome da marca nos produtos da empresa, sendo simplificado para Saviem em 1960. Em 1959, a Saviem tornou-se uma subsidiária integral da Renault. A linha inicial da empresa consistia em pequenos veículos comerciais derivados dos modelos existentes da Renault (Goélette e Galion), novos caminhões médios e pesados ​​com motores Alfa Romeo e suporte Chausson para a produção de ônibus. Com uma abordagem de mercado agressiva focada em volume ao invés de qualidade, a Saviem tornou-se líder em vendas na França. Durante o início dos anos 1960, a empresa introduziu uma linha renovada de caminhões pesados ​​e médios JL com um design revisado e novos ônibus. Em 1964, foi introduzida uma linha S de caminhões médios (com Renault e Motores Perkins), revelados no Paris Motor Show. Em janeiro de 1961, Saviem assumiu o controle da fabricante de ônibus Floirat, com sede em Annonay. Naquele ano, a Saviem assinou um acordo de cooperação com a Henschel-Werke. Em 1962, Pierre Dreyfus decidiu expandir as parcerias europeias da Saviem e a empresa recebeu um grande capital do Estado francês para recapitalização e modernização. Também ficou com a fábrica de Limoges, que fabricava motores a diesel. Entre 1963 e 1966, a Saviem mudou a maior parte de sua produção da área de Paris para Blainville-sur-Orne e Annonay. Em 1967, a fábrica de Blainville-sur-Orne produziu 26.000 veículos de grande porte e a fábrica de Annonay 1.777 ônibus. Em 1965, a Saviem adquiriu a fabricante francesa de equipamentos pesados ​​Richard-Continental em uma tentativa de competir com a Caterpillar. De 1963 a 1977, a Saviem cooperou com a MAN da Alemanha (em 1967 essa cooperação foi ampliada). O acordo era simples, a Saviem fornecia cabines e, em troca, a MAN fornecia eixos e motores. O resultado disso foi o lançamento das linhas de caminhões SM (Saviem-MAN) e JM na França. A Renault também apresentou o Super Galion, em parceria com a Avia. Em 1975 Saviem, juntamente com DAF, Volvo e Magirus-Deutz (que há pouco se tornara parte da Iveco) tornou-se co-fundador da cooperação Club of Four para produzir caminhões de médio porte. Ao mesmo tempo, a Saviem assinou um acordo com a DAC na Romênia para fornecer motores para seu novo 6135. No mesmo ano, a Saviem também adquiriu a Sinpar e concluiu, juntamente com a Fiat e a Alfa Romeo, a construção de uma unidade de produção conjunta de motores (Sofim) em Foggia, Itália, ao custo de 250 milhões de dólares. Em janeiro de 1968, a principal fábrica da Saviem em Blainville-sur-Orne foi palco de um dos primeiros protestos dos trabalhadores que levaram ao maio francês. Como resultado da reorganização das empresas e de uma decisão do Estado francês de unificar a produção de veículos pesados ​​na França, em 1975 a Renault também adquiriu a fabricante de caminhões e ônibus Berliet do grupo Michelin. Em 1978, Berliet e Saviem se fundiram para formar a Renault Véhicules Industriels (RVI). Mais uma vez, os antigos nomes das marcas foram mantidos por mais dois anos, enquanto as linhas de modelos foram gradualmente assimiladas e, em abril de 1980, foram substituídas pelo nome Renault, pondo fim ao emblema Saviem. Em 1977, seu último ano como empresa separada dentro da Renault, a Saviem fabricou 35.059 ônibus e caminhões.

*** PRODUTO VENDIDO NO ESTADO, SEM CAIXA ***

Produtos relacionados

Sobre a loja

A Hobby Trade Center está há mais de 25 anos no mercado de modelismo,comercializando kits plásticos para montar, miniaturas em metal (die cast),trens elétricos, brinquedos educativos, quebra cabeças em 3D entre outros produtos.. Em nossa empresa você irá encontrar a mais variada gama de produtos do ramo, um execelente atendimento, sempre com qualidade e agilidade!

Social
Pague com
  • Pix
  • proxy-pagarme-v4
Selos

HTC COMÉRCIO DE MODELISMO LTDA - CNPJ: 96.601.257/0001-78 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail