Academy - F-15C MSIP II "173rd Fighter Wing" - 1/72

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O F-15 MSIP (F-15 Multi Stage Improvement Program ou Programa de Melhorias em Múltiplos Estágios do F-15) é um programa conjunto entre a McDonnell-Douglas e a Warner Robins Logistics Center (Centro de Logística Warner Robins) que fica no estado da Georgia. Sob a MSIP, os upgrades são progressivamente colocados em linha de produção e depois disso, incorporados às aeronaves mais novas produzidas. Os F-15C/D sob os MSIP II por exemplo, tiveram o acoplamento do cabo que permite que eles carreguem e lancem mísseis AIM-120 AMRAAM, introduzidos nos anos 90. Outra parte do MSIP II foi o programa Seek Talk, projetado para reduzir a vulnerabilidade dos rádios UHF do F-15 ao bloqueio de inimigos, introduzindo técnicas de espalhamento espectral e o uso de uma antena de direção nula. Outra etapa do programa foi o Sistema Conjunto de Distribuição de Informações Táticas (JTIDS), que se destina a fornecer distribuição de informações de alta capacidade, confiável e à prova de obstruções entre vários elementos das forças desdobradas e centros de comando e controle. Outro aspecto do MSIP é a integração do F-15 com o Global Positioning Satellite (GPS). Um novo painel de controle de armamento de tela multifuncional foi introduzido. Novos apertos de manete e acelerador foram adicionados. O equipamento do ECM foi aprimorado, com o ALR-56C RWR, o sistema interno do ECM ALQ-135B e o ALQ-128 aprimorado sendo introduzido. A maior parte do MSIP II envolveu o desenvolvimento de um radar AN / APG-63 atualizado, que é tão aprimorado que recebe a nova designação de AN / APG-70. Nesta unidade, a memória do processador de dados do radar foi aumentada de 16K para 24K e sua velocidade de processamento foi aumentada em um triplo. A capacidade de memória do sistema de controle de incêndio por radar APG-63 foi aumentada de 96K para 1000K e a velocidade de processamento foi triplicada. Um conjunto de controle de armamento programável (PACS) foi instalado. A nova unidade possui várias larguras de banda para mapeamento de alta resolução usando a tecnologia SAR. Vários novos modos de radar foram adicionados, como track-while-scan, que tornou possível disparar até quatro mísseis BVR em alvos separados simultaneamente. O radar APG-70 também tem baixa probabilidade de interceptação (LPI), que permite detectar e direcionar ataques a aeronaves inimigas sem que suas emissões sejam facilmente vistas pelo inimigo. O novo poder de processamento disponibilizado com o uso do novo radar APG-70 tornou prático o uso da tecnologia NCTR (Non-Cooperative Target Recognition), que fornece a capacidade de distinguir de maneira mais confiável entre aeronaves aliadas ​​e hostis. Grande parte da tecnologia NCTR é altamente secreta e poucos detalhes estão disponíveis, mas, segundo consta, é possível evitar muitos acidentes com "fogo amigo", como o que resultou na perda do Airbus IranAir em julho de 1988. A primeira aeronave MSIP II foi o F-15C 84-001, que fez seu primeiro vôo em 20 de junho de 1985. O MSIP II ainda estava em andamento na época da guerra do Golfo Pérsico de 1991, e o AIM-120 AMRAAM ainda não estava pronto para uso em combate. No entanto, os F-15Cs do MSIP II foram rapidamente despachados para o Golfo e, durante a guerra, atingiram uma taxa impressionante de abate contra aeronaves iraquianas. O sistema NCTR era supostamente tão bom, que era capaz de identificar aeronaves por modelo e até por subvariante. Não houve incidentes de "fogo amigo" durante a Guerra do Golfo, embora tenha ocorrido um trágico incidente após a guerra em que alguns UH-60 das Nações Unidas foram abatidos, o que indica que o sistema ainda não está perfeito. Foi originalmente planejado que quase todas as versões dos F-15A, B, C e D passassem pelo programa MSIP. Os modelos A / B que passaram pelo MSIP não deveriam ser equipados com os tanques de combustível conformes do C, mas seriam indistinguíveis do C. No entanto, os planos para incluir o F-15A / B neste programa foram abandonados por conta do alto custo dester programa. Alguns dos primeiros F-15 (de 1973, 1974 e 1975) foram aposentados e doados a museus. Outros foram aposentados para a AMARC (309th Aerospace Maintenance and Regeneration Group ou 309º Grupo de Regeneração e Manutenção Aeroespacial em Tucson, Arizona). Outros foram dados a Israel como pagamento pelas decisões políticas tomadas durante a Guerra do Golfo.

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