MPM - YOKOSUKA E14Y1 'GLEN' - 1/72

Código: MPM72111 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

O Yokosuka E14Y (nome aliado Glen) foi um hidroavião de reconhecimento da Marinha Imperial Japonesa transportado a bordo e lançado de porta-aviões submarinos japoneses, como o I-25, durante a Segunda Guerra Mundial. A designação da Marinha japonesa era "Type 0 Small Reconnaissance Seaplane" (零 式 小型 水上 偵察機).

O E14Y foi usado para várias missões de reconhecimento japonês durante a Guerra do Pacífico.

Em 26 de fevereiro de 1942, o submarino japonês I-25, sob o comando do Capitão Meiji Tagami, estava na ponta norte da Ilha King no Estreito de Bass, na costa de Victoria, Austrália, quando um E14Y foi lançado em um vôo de reconhecimento sobre o Porto de Melbourne. O piloto e o observador / artilheiro ficaram no ar por três horas, durante as quais eles voaram com sucesso sobre Port Phillip Bay e observaram os navios ancorados em Melbourne antes de retornar a pousar em seus flutuadores ao lado do submarino, onde foi içado a bordo e desmontado .

O E14Y é a única aeronave japonesa a sobrevoar a Nova Zelândia durante a Segunda Guerra Mundial (e apenas a segunda aeronave inimiga depois do alemão Friedrichshafen FF.33 'Wölfchen' durante a Primeira Guerra Mundial). Em 8 de março de 1942, o suboficial Nobuo Fujita fotografou a construção dos Aliados no porto de Wellington em um "Glen" lançado do submarino japonês I-25. Em 13 de março, ele sobrevoou Auckland, antes que o I-25 seguisse para a Austrália. Na noite de 24/25 de maio, o suboficial Susumo Ito voou um "Glen" sobre Auckland do submarino japonês I-21. Poucos dias depois, na mesma aeronave, Ito realizou o vôo de reconhecimento que precedeu o único ataque japonês ao porto de Sydney, no qual 21 marinheiros morreram quando o HMAS Kuttabul afundou em 1 de junho de 1942.

O submarino tipo A1 I-9 foi capturado na costa da Nova Zelândia no início de 1943; no entanto, nenhuma aeronave japonesa foi observada e quaisquer registros de sobrevôos foram perdidos quando o submarino foi afundado.

O E14Y também tem a distinção de ser a única aeronave baseada em submarino a lançar bombas nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, em um incidente conhecido como The Lookout Air Raid. Em 9 de setembro de 1942, o suboficial Nobuo Fujita, piloto da Marinha Imperial Japonesa, e seu tripulante, o suboficial Shoji Okuda, emergiram no submarino I-25 na costa de Oregon, perto de Brookings. O hidroavião tinha asas dobráveis ​​e era transportado em uma cápsula estanque presa ao convés do submarino. As bombas - incendiários de 76 kg (168 lb) destinados a causar incêndios florestais - não causaram feridos ou danos reais.

 

 

Modelo Estático destinado a Hobby - NÃO TEM VALOR DE BRINQUEDO
Produto destinado a colecionadores com mais de 14 (quatorze) anos.
Kit para montar e pintar - NÃO CONTÉM COLA NEM TINTAS
Imagem meramente ilustrativa da aplicação do produto. A aparência final e características dependerão de como ele será utilizado pelo usuário

Produtos relacionados

Sobre a loja

A Hobby Trade Center está há mais de 25 anos no mercado de modelismo,comercializando kits plásticos para montar, miniaturas em metal (die cast),trens elétricos, brinquedos educativos, quebra cabeças em 3D entre outros produtos.. Em nossa empresa você irá encontrar a mais variada gama de produtos do ramo, um execelente atendimento, sempre com qualidade e agilidade!

Social
Pague com
  • Pix
  • proxy-pagarme-v4
Selos

HTC COMÉRCIO DE MODELISMO LTDA - CNPJ: 96.601.257/0001-78 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail