PEGAUSUS - VICKERS FB5 'GUNBUS' - 1/72

Código: PEGASUS3009 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

O Vickers F.B.5 (Fighting Biplane 5) (conhecido como "Gunbus") foi um biplano militar empurrador de dois lugares britânico da Primeira Guerra Mundial. Armado com um único canhão Lewis .303 in (7,7 mm) operado pelo observador na frente da nacele, foi a primeira aeronave construída especificamente para combate ar-ar a entrar em serviço, tornando-se o primeiro caça operacional do mundo aeronave.

O primeiro FB5 foi entregue ao Esquadrão nº 6 do Royal Flying Corps (RFC) em Netheravon em novembro de 1914. Em 25 de dezembro, o primeiro uso do FB5 em ação ocorreu, quando o FB5 nº 664 decolou de Joyce Campo de aviação verde para enfrentar um monoplano alemão Taube, atingindo o Taube (e possivelmente causando sua perda) com balas incendiárias de uma carabina depois que a arma Lewis emperrou. Dezoito dias depois, a mesma tripulação de vôo, os segundos tenentes M. R. Chidson e D. C. W. Sanders, voando o primeiro F.B.5 na França, nº 1621, foram forçados a pousar atrás das linhas alemãs, e o novo avião caiu em mãos inimigas.

O FB5 começou a ser visto na Frente Ocidental quando o primeiro atingiu o Esquadrão Nº 2 RFC em 5 de fevereiro de 1915. O tipo serviu em unidades individuais e duplas com várias outras unidades antes do Esquadrão Nº 11 RFC se tornar o primeiro esquadrão de caça do mundo quando, totalmente equipado com o FB5, foi implantado em Villers-Bretonneux, França, em 25 de julho de 1915. Segundo Tenente GSM Insall of 11 Squadron venceu o Victoria Cross por uma ação em 7 de novembro de 1915, na qual destruiu uma aeronave alemã enquanto pilotava um Gunbus. O No. 18 Squadron RFC, implantado na França em novembro de 1915, também operava o F.B.5 exclusivamente.

As primeiras aeronaves foram equipadas com monosupapes de fabricação britânica, que se provaram menos confiáveis ​​do que os motores de construção francesa, enquanto muito trabalho foi feito antes que um suporte útil para canhões estivesse disponível. Embora sua metralhadora de tiro para frente fosse uma grande vantagem, o caça não tinha a velocidade ou razão de subida para perseguir sua presa; assim, o desempenho do F.B.5 provou ser inadequado para a função pretendida. Isso pode ser ilustrado observando-se que apenas o único piloto / equipe de observadores de Lionel Rees e James McKinley Hargreaves se tornou craque durante o vôo desse tipo.

No final de 1915, a aeronave foi superada pelo Fokker Eindecker. Exemplos de Vickers F.B.9 aprimorados foram enviados para a França, dependendo de suprimentos suficientes da Royal Aircraft Factory F.E.2b, mas a carreira ativa do Gunbus acabou logo. Os exemplos restantes foram usados ​​principalmente como treinadores.

 


Modelo Estático destinado a Hobby - NÃO TEM VALOR DE BRINQUEDO
Produto destinado a colecionadores com mais de 14 (quatorze) anos.
Kit para montar e pintar - NÃO CONTÉM COLA NEM TINTAS
Imagem meramente ilustrativa da aplicação do produto. A aparência final e características dependerão de como ele será utilizado pelo usuário

Produtos relacionados

Sobre a loja

A Hobby Trade Center está há mais de 25 anos no mercado de modelismo,comercializando kits plásticos para montar, miniaturas em metal (die cast),trens elétricos, brinquedos educativos, quebra cabeças em 3D entre outros produtos.. Em nossa empresa você irá encontrar a mais variada gama de produtos do ramo, um execelente atendimento, sempre com qualidade e agilidade!

Social
Pague com
  • Pix
  • proxy-pagarme-v4
Selos

HTC COMÉRCIO DE MODELISMO LTDA - CNPJ: 96.601.257/0001-78 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail